sexta-feira, 2 de março de 2012

Confira 3 seriados para estudar pro PAS


Seriados americanos fazem bastante sucesso entre os jovens por aqui. A maioria deles tem enredos que conta histórias de amor ou amizade. Mas, você já pensou que pode estudar enquanto assiste aos seus seriados favoritos? É isso mesmo, alguns desses programas conseguem colocar história, atualidades, física e até filosofia no meio do seu enredo.
Confira abaixo uma lista com 3 seriados que podem te ajudar nos estudos para o PAS.
1. Saturday Night Live
O seriado é um dos mais tradicionais dos Estados Unidos e está na sua 37ª temporada. Ele não segue um formato padrão de roteiro. Em vez disso apresenta quadros humorísticos de curta duração. Toda semana, há um convidado especial que apresenta o programa e participa dos quadros ao vivo.
SNL, como é conhecido, é bastante famoso e respeitado nos EUA. Os atores e comediantes que trabalham nele se tornam conhecidos por imitações de artistas e políticos. Tanto que não é raro haver participações especiais nele: na época das eleições, por exemplo, Barack Obama e John McCain visitaram o set do programa.
O programa faz piada com os mais diversos temas, mas ele também é extremamente politizado e uma boa fonte de notícias sobre atualidades e política internacional.
2. Os Tudors
Os Tudors foi uma série baseada na história de Henrique VIII da Inglaterra. Para quem não tem medo de cenas fortes – o seriado retrata tudo com muita violência e cenas pesadas de sexo – ele é ótimo para aprender mais sobre a história da época.
Desde as primeiras temporadas dá para acompanhar o rei Henrique VIII em seu casamento infeliz com Catarina de Aragão, depois sua paixão por Ana Bolena e o rompimento com a Igreja Católica. O seriado consegue retratar bem o surgimento da Igreja Anglicana na Inglaterra. Apesar de ele não ser 100% fiel a realidade, é possível imaginar melhor a época retratada.
3. Roma
Roma é um drama com apenas duas temporadas que mostra acontecimentos do século um antes de Cristo. Muito bem produzida e com um elenco incrível, é possível acompanhar a transição da Antiga Roma de República para Império.
A série começa logo com o famoso imperador Júlio César e termina a primeira temporada com o seu assassinato e a ascensão do imperador Augusto. Roma foca em dois soldados específicos para contar o contexto histórico. Por isso, o espectador acaba querendo seguir a vida dos dois protagonistas e compreender os seus arredores.
Sugestões extras:
Esses seriados podem até não dar aulas de história ou atualidades, mas quem gosta de filosofia e física vai reconhecer alguns dos conceitos e nomes vistos em aulas. Vale a pena conferir:
The Big Bang Theory
O seriado já é bem famoso no Brasil por retratar a vida de quatro amigos nerds e sua vizinha que trabalha como garçonete de maneira hilária. Os personagens são bastante estereotipados, mas acabam representando bem características extremas de quem é fã de Astronomia, Engenharia e, principalmente, Física.
The Big Bang Theory é uma excelente fonte de piadas nerds. Não é raro ouvir comentários sobre o gato de Schrödinger ou acompanhar Sheldon explicando a teoria dos jogos para Penny.
Nem sempre o conteúdo é tão pesado. O seriado também faz piadas com a cultura geek em geral: os personagens nerds são viciados em Guerra nas Estrelas e quadrinhos, por exemplo.
Lost
Lost foi um dos seriados que fez mais sucesso nos Estados Unidos e no mundo. Ele ficou famoso logo no começo, por ter o episódio-piloto (o primeiro episódio gravado antes mesmo de se haver a garantia de um contrato) mais caro já produzido.
Entretanto, o vício sci-fi também ficou conhecido pelas intermináveis referências literárias, religiosas, físicas e culturais. Uma das principais personagens, por exemplo, era a Danielle Rousseau, uma mulher que ficou sozinha na ilha de Lost por anos a fio e se tornou praticamente uma selvagem. A semelhança com o sobrenome não é coincidência. O filósofo iluminista Jean-Jacques Rousseau é conhecido por suas teorias sobre o estado de natureza do homem – aquele anterior à formação de uma sociedade.
As referências são mesmo muitas. Desde o físico chamado Faraday ao personagem Desmond Hume, escocês como seu xará David Hume, filósofo conhecido pro seu ceticismo. Lost oferece seis temporadas de mistérios e referências a serem desvendadas
(reportagem retirada do site Guia do Estudante)

Nenhum comentário:

Postar um comentário